sexta-feira, 1 de março de 2013

Bolo de chocolate mais fácil do mundo

Boa tarde pessoal! Hoje vou apresentar mais uma receita extraída do livro "Cozinhando sem crueldade": bolo de chocolate! E, como o nome sugere, é muito fácil de fazer. Vamos lá:

Ingredientes:
- 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 3/4 de xícara de açúcar
- 3 colheres de sobremesa de cacau em pó (se usar achocolatado, o sabor fica menos marcante)
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio ou fermento em pó (se usar bicarbonato, cuidado! O excesso estraga o bolo!)
- 1 pitada de sal
- 3 colheres de sopa de óleo vegetal
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 xícara de água gelada

Modo de fazer:
Em uma tigela grande, peneire todos os ingredientes secos e misture. Acrescente os ingredientes úmidos e preste atenção para a água, que deve estar muito gelada e ser o último ingrediente a ser colocado. Bata na mão ou na batedeira, em velocidade baixa, por 4 minutos. Unte uma forma metálica, com furo no meio e despeje a massa. Asse na temperatura de 210°C por cerca de 40 minutos. Faça o teste do garfo (fure o centro do bolo e veja se o garfo sai limpo; se não sair, deixe por mais algum tempo e faça o teste novamente, até não sair massa do bolo no garfo) antes de retirar do forno. Espere esfriar um pouco para desenformar, rechear e decorar.


Como podem ver, fica bem fofinho:


Até a próxima!





2 comentários:

  1. Nossa, muito fácil. Eu infelizmente não sei nem ferver água direito, mas acho que consigo fazer esse bolo, sou vegetariana e também moro em Lavras e já estou seguindo o blog.

    ResponderExcluir